Voltar a página Inicial

Resumo: Encontro Aflori - Final de Ano






O início desse encontro aconteceu na parte da manhã, no dia 22 de novembro de 2018, onde houve a recepção dos associados da Aflori e convidados. Tal momento aconteceu na empresa Vida, com 30 anos de histórias, fundada pelo Sr. Lutzenberg. Inicialmente, os dirigentes da empresa apresentaram o histórico para que todos pudessem conhecer a trajetória da mesma. A finalidade da Vida, é tratar em média 600 mil toneladas por ano de subprodutos orgânicos oriundos da industrialização de madeira de eucalipto para a produção de celulose e seus derivados como papel. Basicamente o material orgânico tratado é lodo orgânico das estações de tratamento industrial da empresa Celulose Riograndense de Guaíba RS SMPC, cascas de eucalipto coletados antes do processo industrial, na limpeza das madeiras e cal e calcário utilizado para o processo industrial, sendo que 99% dos subprodutos produzidos pela SMPC são tratados pela Empresa Vida. 

A estrutura de compostagem e transporte até a unidade de tratamento, é por conta da SMPC. Já as operações e máquinas utilizadas, são mantidas pela venda dos produtos, como calcário, adubo orgânico e substrato, produzidos na compostagem pela empresa Vida. A área total utilizada em duas glebas, que somadas ultrapassam 100ha no município de Eldorado do Sul, próximo a Guaíba. Para termos parâmetro, 10% dos produtos são vendidos embalados e 90% a granel. Sem dúvida, trata-se de um projeto gigantesco. Além desta unidade, a Vida possui filias em outros estados, no qual existem indústrias de celulose, como Bahia e Santa Catarina.
Após realizarmos visita à empresa e suas devidas instalações, foi realizado um almoço na cidade e na volta, aconteceu uma reunião da Aflori, com os associados que estavam presentes no encontro. Inicialmente, os participantes foram divididos em 4 grupos de trabalhos: insumos e pesquisa, paisagismo, produção e por fim, varejo e atacado. O objetivo era de cada grupo debater os seguintes pontos:

1°: Avaliação do ano de 2018;
2°: Perspectivas para 2019;
3°: Sugestões para o encontro Aflori 25 anos que ocorrerá no dia 22/08/19, na cidade de Santa Maria ? RS e também sugestões para Aflori.

Posteriormente, todos se reuniram para que cada grupo comentasse os devidos pontos. 

Em um breve resumo, a avaliação anual não foi positiva, se manteve até o faturamento, mas houve redução do ticket médio. A greve dos caminhoneiros foi um divisor, onde posterior a isso piorou. O clima chuvoso no início da primavera também prejudicou, estamos tendo ares melhores após as eleições, e apesar do ânimo, ainda assim concluiu-se que o ano de 2018 foi de retração. 

Quanto ao próximo ano, a visão geral é de cautela, sem criar dividas e tentar se manter no mercado com uma estratégia de avaliação constante, recuando em pontos necessários e com avanço em outros, dentre alguns pontos, buscar a redução de custos fixos.
E para o grande encontro que acontecerá em agosto de 2019 (Santa Maria - RS), no qual marcará os 25 anos da Aflori, sugeriu-se que as palestras que acontecerão neste evento, sejam focadas em um tema que aborde a reinvenção do setor, diante ao atual e futuro cenário nacional, mundial e tecnológico. Outro foco é sobre formação de preços e indicadores para o gerenciamento.

O presidente da associação, Valdecir Ferrari, também colocou a questão da representatividade, que agora com o fim da obrigatoriedade do imposto sindical, profissional e patronal, as entidades de adesão voluntária como é o caso da Aflori, tem que crescer em representatividade, justamente pela diminuição da força econômica das entidades sindicais: ?Precisamos fortalecer a Aflori como a entidade representante do setor a nível estadual e parceira do Ibraflor a nível nacional. Devemos aproveitar o encontro em Santa Maria para que na abertura oficial, marque presença no território político estadual e nacional, convidando para abertura, representantes políticos da esfera federal e estadual. Para isso precisamos organizar um grande encontro com qualidade e participação de todo o setor?, assegurou.

Confira alguns registros deste grande dia no link abaixo:



    Av. Borges de Medeiros, 541, 5° andar - Centro - CEP-91020-023