Voltar a página Inicial

Encontro estadual vai discutir a influência da paisagem no meio urbano






Está tudo pronto para o 5º Encontro Estadual do Setor da Floricultura do Rio Grande do Sul e a 4ª edição do Criando Paisagens, que acontece nos dias 12 e 13 de julho, em Nova Petrópolis. Colonizada por alemães e conhecida como ?Jardim da Serra Gaúcha?, a cidade cultiva seus costumes e tradições e encanta os visitantes pelas cores da vegetação e alegria de sua população.

A promoção, organizada pela Associação Riograndense de Floricultura (Aflori), juntamente com a Sálix Paisagismo e a Floricultura Ursula, vai reunir profissionais e especialistas reconhecidos em todo o país. Com o tema ?A paisagem e a cidade?, as palestras vão destacar questões de mercado, áreas públicas, jardins urbanos, topografia, paisagem urbana, legislação e a interdisciplinaridade no paisagismo.

A programação também terá espaço para o debate sobre a atuação dos paisagistas, juntamente com arquitetos, urbanistas e engenheiros, e sua relação com a melhoria da qualidade de vida no meio urbano. As inscrições ainda podem ser realizadas no site www.criandopaisagens.com.br/tela-inscricoes. Estudantes terão 20% de desconto e devem encaminhar sua inscrição para contato@salixpaisagismo.com.br.

De acordo com o presidente da Aflori, Valdecir Ferrari, o objetivo é fortalecer toda a cadeia produtiva e transformar o Rio Grande do Sul em uma referência na geração de conhecimento para o país. ?O setor de floricultura gaúcho está entre os três maiores do país, mas a preocupação de lideranças da área é com a necessidade de perceber as mudanças de comportamento do consumidor?, salienta Ferrari.

Para ele, a segmentação do público deve ser compreendida com agilidade, tanto por aqueles que atuam na produção como para quem está no varejo. ?Temos que conhecer e entender o novo consumidor?.

 

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, 12 de julho

7h30mn: Recepção e credenciamento

8h15min: O Mercado de Paisagismo - Maria Cândida de Paula (arquiteta paisagista, diretora da Flora Nativa)

9h45min: Coffe Break

10h15min: Vegetação Para Áreas Públicas - Hans Hesse (Mestre em Plantas Ornamentais, diretor da Floricultura Úrsula)

12h: Almoço

13h30min: Jardins Urbanos: Parques, Praças e Hortas Urbanas - Mariana Pavlick (Mestre em Planejamento Urbano e Regional, professora da UniRitter)

15h15min: Coffee Break

15h:45min: Manejo de Terrenos com Topografia Acidentada - Edemar Streck (Doutor em Ciências do Solo, técnico em Solos da Emater)

17h30min: Cerimônia oficial

20h30min: Jantar de Confraternização

 

Sexta-feira, 13 de julho

7h30mn: Recepção

8h: Intervenções na Paisagem Urbana - Frederico Karam (coordenador de projetos, Inflorescência Paisagismo)

09h45min: Coffee Break

10h15min: Regulamentação da Profissão de Paisagista - Eliana Azevedo (paisagista e artista plástica, presidente Associação Nacional de Paisagistas)

12h: Almoço

13h: Debate

Interdisciplinaridade no Paisagismo - Toni Backes Toni Backes (paisagista e engenheiro agrônomo, proprietário da Toni Backes Paisagismo) e Sandro Sander (paisagista e gestor ambiental, diretor da Jardineiro Garten), tendo como mediador Maiquel Scherer.

15h: Visitação à Floricultura Úrsula (Apenas para inscritos)

    Av. Borges de Medeiros, 541, 5° andar - Centro - CEP-91020-023